Com o registro de casos da síndrome mão-pé-boca, causada pelo vírus Coxsackie em Campos Novos, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância epidemiológica encaminhou às direções das instituições de ensino uma nota informativa para evitar o avanço da doença. O documento apresenta orientações sobre como a síndrome se manifesta, período de incubação, formas de transmissão, manifestações clínicas e medidas de prevenção e controle.

 

A doença afeta principalmente crianças menores de 5 anos e se caracteriza por pequenas feridas avermelhadas na cavidade oral, mãos e pés e é altamente transmissível. Desta forma, ao manifestar sintomas, a criança não deve ser levada à escola e precisa evitar o contato com outras crianças e adultos, mesmo no ambiente domiciliar.

 

A transmissão ocorre por meio do contato direto entre as pessoas ou com fezes, saliva e outras secreções ou ainda por alimentos e objetos contaminados. Ela reforça a necessidade das medidas de prevenção. “Estamos orientando as escolas para que intensifiquem a limpeza das salas e ampliem os cuidados com a higiene pessoal, principalmente das mãos. Também pedimos que as direções informem os pais quando da ocorrência de casos, como forma de prevenir ou evitar o contágio”, observa Rosângela de Sá, Técnica da Vigilância Epidemiológica de Campos Novos.